Justiça decretou o encerramento da recuperação judicial
As empresas Reunidas S/A Transportes Coletivos, Reunidas Transportadora Rodoviária de Cargas S/A e Real Transporte e Turismo S/A, pertencentes ao Grupo Reunidas, receberam a decisão proferida pelo magistrado da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca de Concórdia no último dia 27, que decretou o encerramento da recuperação judicial das empresas. Agora, aguardam o trânsito em julgado da decisão.
“Após sete anos de muito trabalho e desafios, o Grupo Reunidas recebeu com entusiasmo a decisão proferida em 1º grau, que decretou o encerramento do processo judicial das empresas”, destaca a direção da empresa.
As empresas, neste período, cumpriram o plano de recuperação judicial aprovado na Assembleia Geral de Credores, mesmo sendo afetada pela pandemia de Covid-19 que atingiu drasticamente suas operações por um período de aproximadamente dois anos. A companhia, também, buscou de forma incansável a equalização e regularização do passivo tributário federal, estadual e municipal o que é fundamental para o soerguimento e continuidade da companhia.
“Com a saída da recuperação judicial, após o trânsito em julgado da decisão, as empresas do grupo passam a ser mais competitivas no mercado, além de vários fatores que influenciam o dia a dia da companhia. O encerramento do processo de recuperação judicial é o resultado do trabalho e dedicação dos nossos colaboradores, que não mediram esforços para que a companhia viesse chegar nesta nova fase, mesmo diante de todas as adversidades que foram necessárias serem superadas. Agradecemos, de forma especial, nossos clientes e fornecedores, que acreditam na companhia. A empresa continuará trabalhando arduamente, buscando o aprimoramento de suas operações (transporte rodoviário de passageiros e cargas), dando continuidade no processo de expansão de sua área de atuação”, ressalta a direção da empresa.
Sucesso em RJ ainda é raro no Brasil
Atuando em um segmento fortemente afetado pela pandemia, a Reunidas teve que reajustar os planos nos últimos anos para garantir o sucesso da sua recuperação judicial. Não é à toa que comemora o feito: no Brasil, em condições normais, de acordo com o Serasa Experian, apenas uma em cada quatro empresas consegue sobreviver após pedido de RJ.
A conclusão da recuperação judicial do Grupo Reunidas acontece, ainda, na contramão do cenário econômico no país: os pedidos de RJ no Brasil cresceram 55,8% nos sete primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. O país vem registrando recordes desse movimento, resultado do aumento da taxa de juros e da redução da oferta de crédito pelo mercado.
Sobre a Reunidas
Com mais de 70 anos de história, a Reunidas é uma das companhias mais tradicionais do setor de transportes no Sul do país. São mais de 1,6 mil profissionais diretos atuando nas frentes de transporte de passageiros, fretamento, turismo e transporte de cargas.
Anualmente, a Reunidas transporta mais de 1,4 milhão de pessoas, 110 mil toneladas no segmento de cargas e conta com mais de 400 veículos na frota, atuando no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do país, além da Argentina.