Notícias

Dívida da empresa com credores na esfera trabalhista e cível soma R$ 61,7 milhões. Atualmente, ela emprega cerca de 300 funcionários.

 

Fábrica Nardini — Foto: Divulgação

Fábrica Nardini — Foto: Divulgação

A fabricante de máquinas Indústrias Nardini entrou na Justiça nesta (4) com um pedido de recuperação judicial. A dívida da empresa com credores na esfera trabalhista e cível soma R$ 61,7 milhões.

Tradicional na fabricação de tornos e peças fundidas, a Nardini foi fundada em 1908 em Americana, no interior de São Paulo. Atualmente, emprega cerca de 300 funcionários.

Com o plano de recuperação, apresentado à 2ª Vara Cível de American, a companhia pretende equacionar o tamanho das dívidas “do passado” com os ativos e a geração de caixa atual, segundo Gabriel Battagin Martins, do Pelozato Henrique Advogados, responsável pelo processo.

“É notório que a Nardini carrega problemas financeiros do passado, mas se você analisar a empresa hoje, com suas despesas correntes, ela é uma empresa lucrativa, ela gera caixa”, diz Martins. “Agora, se você pegar problemas trabalhistas, tributários e de outras naturezas você acaba vendo uma dificuldade na recuperação da empresa.”

A Nardini apresentou um primeiro pedido de recuperação judicial em outubro de 2020, que foi cancelado um mês depois.

Segundo o advogado, a empresa estava com um bloqueio na inscrição estadual que poderia prejudicar a aprovação pela Justiça. Com a questão resolvida, diz ele, o plano foi reapresentado hoje.