Notícias

ACESSE AQUI A PETIÇÃO INICIAL DO PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA VIAÇÃO NOVACAP

Mais uma empresa de transporte coletivo urbano do Rio de Janeiro recorre à Justiça para tentar se reorganizar. A Novacap, que conecta bairros do subúrbio na Zona Norte, teve o seu pedido de recuperação judicial deferido ontem (13) pela 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio.

A empresa se junta a outras sete do setor de transporte coletivo do Rio a recorrer à Justiça desde 2019, quando as tarifas foram congeladas. Entre elas, a Pavunense e o Grupo Real.

Apesar de um baixo endividamento — R$ 11 milhões — a Novacap alega em seu pedido que diariamente enfrenta bloqueios judiciais e descontos promovidos pelo consórcio da qual faz parte em sua receita com vale-transporte.

A empresa argumenta que a operação é deficitária devido ao congelamento das tarifas e a falta de subsídios para compensar as gratuidades asseguradas para algumas classes de passageiros, como estudantes da rede pública, idosos e pessoas com deficiência. Segundo a empresa, a gratuidade vêm crescendo ano a ano e já corresponde a 27% das receitas, ou R$ 1,45 milhão.

— Muitas empresas estão sendo demandadas nas obrigações solidárias de dívidas de consorciadas que já encerraram suas atividades. Essas decisões favoráveis são essenciais para o soerguimento do setor — ressalta Raysa Moraes, sócia do Moraes & Savaget, que representa oito empresas do setor com pedidos de recuperação judicial.