Notícias

O novo prazo é 15 de outubro, com limite para aprovação em 15 de dezembro

A Latam conseguiu, na manhã desta quinta-feira, a aprovação do juiz do Tribunal do Distrito Sul de Nova York no pedido de extensão do prazo de exclusividade para apresentação o seu Plano de Reorganização aos credores. A empresa está em recuperação judicial (chapter 11) nos Estados Unidos. O novo prazo é 15 de outubro, com limite para aprovação em 15 de dezembro.

O prazo antigo era 15 de setembro, com veredicto até 8 de novembro. A empresa, entretanto, pediu no dia 9 deste mês a postergação pela quarta vez.

“É importante lembrar que o Latam Airlines Group e as suas afiliadas no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Brasil ingressaram voluntariamente no capítulo 11, em maio de 2020, após as graves consequências da pandemia de covid-19”, disse a empresa, em nota. Segundo o grupo, o processo irá ajudar a reajustar as operações e adaptá-las ao novo ambiente de demanda.

Em coletiva no dia 10, o presidente do Grupo Latam, Roberto Alvo, destacou que pelo critério do chapter 11 (lei de recuperação judicial dos Estados Unidos) a empresa teria até o dia 26 de novembro para manter seu período de exclusividade na apresentação de um plano de recuperação aos seus credores. O prazo é de 18 meses, no máximo, após a entrada na recuperação judicial – que foi em 26 de maio. Entretanto, ele não fez sinalizações na direção de um quinto pedido de prorrogação.

A Latam, entretanto, nega qualquer interesse nesta direção hoje — embora tenha avaliado o assunto no passado, quando assinou um acordo de compartilhamento de voos com a Azul no Brasil, que foi recentemente encerrado.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.