Notícias

Pactual paga 72 milhões de reais e compra a revista Exame

Fonte:

A revista Exame certamente não dará mais uma capa desta sobre André Esteves , dono do BTG Pactual | Foto: Reprodução

Por que um banco quer uma revista de economia? Para transformá-la numa espécie de diário oficial do mercado financeiro? Não se sabe. O fato é que o BTG Pactual adquiriu na quinta-feira, 5, a “Exame”, em leilão, por 72,3 milhões de reais.

Exceto o Pactual do banqueiro André Esteves, ninguém se habilitou a comprar a revista — considerada a galinha de ovos de ouro da Editora Abril. “O leilão da Exame faz parte da estratégia de reestruturação da companhia”, disse o publisher do Grupo Abril, Fábio Carvalho.

O “Estadão” informa que “a operação ainda terá de passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para o BTG Pactual, a compra da revista ‘Exame’, que tem uma cobertura especializada em negócios, está de acordo com as estratégias do banco, que também quer utilizar a plataforma digital da publicação, que tem foco em coberturas de finanças pessoais e investimentos, para se aproximar de seus clientes. Várias instituições financeiras seguem a mesma linha, como o site InfoMoney, que pertence à corretora XP Investimentos”.

O jornal acrescenta que, além de negócios, a “Exame” vai ampliar reportagens sobre empreendedorismo (e é provável que a cobertura do mercado financeiro, notadamente sobre investimentos, seja mais destacada). O Pactual não se interessa pela revista “Veja” — a segunda galinha dos ovos de ouro da Abril, ao lado da “Quatro Rodas”.

A venda do ativo, informa a direção da Editora Abril, “foi a alternativa que melhor se apresentou para equacionar algumas das obrigações da empresa dentro do atual contexto de mercado e da própria companhia”.

O Grupo Abril está em fase de recuperação judicial — com uma dívida de 1,6 bilhão de reais.

O plano de recuperação da Abril foi aprovado em agosto.  Um dos pilares do plano, que ainda precisa ser aprovado pela Justiça, era a venda da revista Exame.

0 0 vote
Article Rating
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x