Notícias

Grupo que enfrenta dívida de R$ 43 milhões tem como sócio um dos diretores da Famasul e presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira (MS)

 

O grupo proprietário da Agropecuária Santa Mônica, que inclui os empresários João Marques e Rene Glanert Marques, obteve a aprovação de seu pedido de recuperação judicial (RJ). A decisão foi proferida pelo juiz César de Souza Lima, da 5ª Vara Cível e Regional de Falências e Recuperações de Dourados (MS).

O grupo enfrenta, atualmente, uma dívida superior a R$ 43 milhões. Segundo os empresários, a situação é resultado de uma grave crise financeira entre 2019 e 2024, enfrentada pelo grupo, em decorrência do aumento nos custos de insumos e de perdas na produção, que comprometeram o fluxo de caixa e geraram inadimplência. O pedido de recuperação pretende assegurar a continuidade das operações e honrar compromissos com credores.

Além da RJ, o juiz também autorizou o reconhecimento do grupo como uma entidade econômica única, denominado ‘Grupo Marques’. Com isso, os devedores deverão elaborar um único plano de recuperação, a ser votado pela assembleia de credores. Durante o período de recuperação, todas as ações e execuções contra o grupo estão temporariamente suspensas, incluindo bens essenciais à operação da empresa.

Rene Glanert Marques, que preside o Sindicato Rural de Aral Moreira (MS), foi empossado, na última semana, como terceiro diretor da chapa reeleita para a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O evento de solenidade contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e outras autoridades do setor agropecuário.

A decisão judicial a respeito da Agropecuária Santa Mônica reflete dificuldades mais amplas do setor agropecuário, conforme já noticiado pelo Agro Estadão.