Empresas transportam 15,5% dos passageiros de ônibus do Rio. Desde o início da crise, 21 mil rodoviários foram dispensados
Rio – O Consórcio Intersul, responsável pelo transporte de 15,5% dos passageiros de ônibus do Rio de Janeiro, entrou em recuperação judicial. O pedido foi feito na sexta-feira (3) e aceito neste sábado (4), pela 1ª Vara Empresarial da Justiça do Rio. A expectativa agora é conseguir manter as linhas em atividade. De acordo com o Consórcio, o pedido foi motivado pelo congelamento da tarifa há quase três anos e a queda das Centralizações Trabalhistas, que resultaram na execução de processos da ordem de R$60 milhões.
“A recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho de anular o acordo legal de Centralização inviabiliza o fracionamento de pendências trabalhistas e impede as empresas de manterem seus negócios em atividade. Além da ameaça de paralisação das linhas operadas pelos consórcios, a medida põe em risco a manutenção de milhares de empregos diretos e também impossibilita o pagamento de indenizações de rodoviários já dispensados a partir do fechamento de três empresas do Intersul”, argumentou o Consórcio.
Desde o início da crise no setor, 16 empresas de ônibus já fecharam as portas e 21 mil rodoviários foram dispensados. Desde março de 2020, o volume de passageiros pagantes se mantém com menos 50%. Das 29 empresas que compõem os consórcios atualmente, nove seguem em operação apenas por terem aderido ao recurso de Recuperação Judicial. De acordo com o Consórcio, já chega a R$1,9 bilhão o déficit de arrecadação das empresas de ônibus cariocas desde o início da pandemia de covid-19.
“A situação de esgotamento financeiro das empresas de ônibus é de conhecimento de toda a sociedade. Neste momento de calamidade absoluta para o setor, está praticamente impossível arcar com as demandas e custos inerentes à operação. A falta de equilíbrio contratual, o não reajuste tarifário e a queda das centralizações impossibilitam a garantia do serviço à população e ameaçam o deslocamento diário de milhares de pessoas no Rio. Transporte público é um direito garantido pela Constituição, e, diante do panorama atual, a solicitação do regime de Recuperação Judicial foi o único recurso ao alcance dos operadores”, explica o porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente.
007 – Silvestre x Central
100 – Troncal 1 – General Osório x Central
102 – Troncal 2 – Jardim de Alah x Rodoviária
104 – Troncal 4 São Conrado x Rodoviária
105 – Troncal 5 – Alto Gávea x Central
108 – Troncal 6 – Jardim de Alah x Rodoviária
109 – Troncal 9 – São Conrado x Central
107 – Central x Urca
110 – Rodoviária x Jardim de Alah
112 – Rodoviária x Alto Gávea
133 – Largo do Machado x Rodoviária
181 – Rodoviária x São Conrado
217 – Andaraí x Carioca
220 – Usina X Candelária (Via Haddock Lobo) – Circular
217 – Vila Isabel x Candelária (circular)
410 – Saens Pena x Gávea (via Túnel Santa Bárbara)
410 – Saens Pena x Gávea (Via Túnel Santa Barbara)
412 – Saens Pena x Gávea (Via Praia do Flamengo)
415 – Usina x Leblon (circular
422 – Grajaú x Cosme Velho
426 – Usina x Jardim de Alah (via Tunel Santa Bárbara)
434 – Grajaú x Siqueira Campos (via Lapa /túnel velho) circular
435 – Grajaú x Gávea (Via Túnel Santa Bárbara)
436 – Grajaú x Leblon (via Túnel Rebouças) circular
439 – Vila Isabel x Leblon (via Túnel Rebouças / Jóquei) Circular
460 – São Cristóvão x Leblon (via Túnel Rebouças)
461 – São Cristóvão x Ipanema (via Túnel Rebouças)
463 – São Cristóvão x Copacabana (via Túnel Rebouças/ Túnel Velho) Circular
464 – Maracanã x Siqueira Campos (circular)
471 – Triagem x Siqueira Campos (via Túnel Velho) circular
472 – Triagem x Leme (via Rodoviária/ Praia do Flamengo)
474 – Jacaré x Copacabana (via Túnel Santa Barbara)
476 – Méier x Leblon (via Túnel Rebouças)
538 – Rocinha x Leme (Via Estrada da Gávea/ Jóquei)
551 – Integrada 1 – Rio Sul x Alvorada
552 – Integrada 2 – Rio Sul x Alvorada
553 – Integrada 8 – Rio Sul x Recreio
554 – Integrada 9 – Rio Sul x Piabas
558 – Integrada 6 – General Osório x Cidade de Deus