Notícias

Avaí aprova em primeira convocação plano de recuperação judicial e vai pagar dívidas históricas

O Avaí teve uma vitória importante na questão da Recuperação Judicial do clube. A Assembléia Geral de Credores, que conta com as pessoas que têm dinheiro a receber do Leão, aprovou o plano de recuperação judicial. O acordo de R$ 42,7 milhões será pago pelo Avaí que quitará dívidas cíveis e trabalhistas acumuladas ao longo dos anos. O próximo passado agora é a homologação pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O 2022 marcou o início da recuperação financeira, com o pagamento de mais de R$ 20 milhões em dívidas e com salários de atletas e funcionários regularizados. Presidente do clube, Júlio Heerdt afirma que o acordo com credores garante maior segurança e tranquilidade para a continuidade do processo de recuperação financeira do Avaí.

“O acordo permite a continuidade desse processo de reconstrução, que só é possível graças também ao apoio e a compreensão do torcedor e à participação efetiva do Conselho Deliberativo do clube”, diz Heerdt.

Especialista em em Direito Empresarial, Marcos Andrey de Souza diz que a Recuperação Judicial tem se mostrado uma alternativa importante em processos de recuperação de clubes que sofrem com o endividamento excessivo.

“Essa solução garante, ao mesmo tempo, segurança ao credor e estabilidade e previsibilidade para o gestor. O fundamental é que as dívidas negociadas sejam pagas e o clube possa se reorganizar e ser ainda mais competitivo. Para o Avaí, a aprovação do plano de recuperação significa mais um passo na profissionalização da gestão, que abandonou práticas amadoras de outros gestores”.

Os passivos tributários do Clube, que não podem ser incluídos no processo de Recuperação Judicial, estão sendo negociados com a Procuradoria da Fazenda Nacional.